Quando eu tinha meus 11 ou 12 anos,minha professora de artes da 5ª série,nos ensinou a confeccionar pequenos Tsurus(origamis),e nos contou sua linda história.
Encantada,acabei me apaixonando por esses pequenos pássaros, feitos da dobradura do papel.
Fazia vários por dia,tinha até um móbile em meu quarto,todos pendurados no teto.Desenvolvi então,meu primeiro Hobbie(risos).
Passou se anos,e acabei esquecendo-se deles,mas em uma visita num blog super fofo,eu tive aquela doce lembrança dos pequeninos.Como não lembrava mais como se fazia,apelei pro “Youtube,que me deu uma forcinha(risos).
Agora que você já conheceu minha “paixãozinha” de infância,quero que leia a história sobre esse Origami incrível:
Depois da destruição de Hiroshima em 1945, surgiram muitas doenças entre os sobreviventes. Uma das vítimas, Sadako Sassaki, com dois anos no dia da explosão, começou a sentir os efeitos da Bomba Atômica aos 12 anos, sendo-lhe diagnóstico Leucemia.
Quando Sadako estava no hospital, um amigo levou-lhe alguns papéis coloridos e dobrou um pássaro (TSURU). Disse-lhe que esse pássaro é sagrado no Japão, que vive mil anos e tem o poder de conceder desejos. E que se uma pessoa dobrar mil Tsurus e fizer o seu pedido a cada um deles, este será atendido.
Sadako começou a dobrar Tsurus e a pedir para se curar, porém a sua doença agravava-se a cada dia. A menina começou, então, a pedir pela Paz Mundial. Sadako dobrou 964 Tsurus até 25 de Outubro de 1955, data em que morreu. Os seus amigos dobraram os restantes Tsurus a tempo do seu funeral. Mas eles queriam mais, desejavam pedir por todas as crianças que estavam a morrer, em conseqüência da explosão da Bomba Atômica. Os amigos de Sadako formaram um clube e começaram a angariar dinheiro para um monumento. Contribuíram estudantes de mais de 3000 escolas do Japão e de 9 outros países. Em 5 de Maio de 1958 inauguraram o Monumento da Paz das Crianças, no Parque da Paz de Hiroshima.
Se quiserem saber o blog que eu acessei,e que sou super fã,vai aí o link,galerinha *-*
E esse,é um tutorial que ensina a confeccionar o Tsuru:
Aproveitem,beijos da Jéssica.